terça-feira, 27 de abril de 2010

Outro caso...

Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 7 800 habitantes.
É sede de um pequeno município com 95,98 km² de área e 47 723 habitantes (2008), subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso. As freguesias sede do concelho são Silvares, Cristelos e Boim.
No contexto de políticas sub-regionais de desenvolvimento e de mobilidade, é membro da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, constituída por 6 municípios, que no seu total contabilizam cerca de 327 800 habitantes.
O concelho de Lousada é um município fortemente industrializado, de modo particular na indústria têxtil. No entanto, tal facto não impede de possuir ainda um cariz profundamente agrícola, sobretudo no domínio dos vinhos verdes e lacticínios, com a existência de várias empresas agro-indústriais bastante desenvolvidas tecnologicamente.
Apesar da pequena dimensão, Lousada caracteriza-se pela forte aposta em modalidades com pouco relevo no panorama nacional, como o automobilismo ou o hóquei em campo, indo assim além do "tradicional" futebol.

Um comentário:

  1. Ahah
    E agora quem é que sabe, quem é?
    Ah pois é, sou eu! :P
    É o que dá não acreditarem em mim, não é?
    Oh pá quando se trata de Lousada minha gente...

    Jessica

    ResponderExcluir