terça-feira, 16 de março de 2010

das o braço a torcer

Federação da Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia (Europa e Ásiaem conjunto). É uma república semipresidencialista, dividida em 83 subdivisões. A Rússia divide suas fronteiras com os seguintes países (de noroeste para sudeste):Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia (ambas através deKaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China,Mongólia e Coréia do Norte. Ele também tem fronteiras marítimas com o Japão (peloMar de Okhotsk) e com os Estados Unidos (pelo Estreito de Bering). Com 17.075.400 quilômetros quadrados, a Rússia é de longe o maior país do mundo, cobrindo mais de um nono da área terrestre do planeta. A Rússia também é o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Ele se estende por todo o norte da Ásia e por 40% do território da Europa, abrangendo 11 zonas horárias e incorporando uma grande variedade de ambientes geográficos. A Rússia tem as maiores reservas de recursos minerais e energéticos do mundo e é considerada uma superpotência energética. O país possui as maiores reservas florestais do mundo e seus lagos contém aproximadamente um quarto da água doce descongelada do planeta.

A história do país começou com os Eslavos do Leste, que surgiram como um grupo reconhecido na Europa entre os séculos III e VIII. Fundada e dirigida por uma classe nobre de guerreiros Vikings e por seus seus descendentes, o primeiro Estado Eslavo do Leste, o Principado de Kiev, surgiu no século IX e adotou o Cristianismo Ortodoxo do Império Bizantino em 988, dando início a síntese das culturas Bizantina e Eslava que definiram a cultura Russa. O Principado de Kiev finalmente se desintegrou e suas terras foram divididas em muitos pequenos Estados feudais. O estado sucessor do Principado de Kiev foi Moscóvia, que serviu como a principal força no processo de reunificação da Rússia e na luta de independência contra aHorda de Ouro. Moscóvia gradualmente reunificou os principados russos e passou a dominar o legado cultural e político do Principado de Kiev. Por volta do século XVIII, o país teve grande expansão através da conquista, anexação e exploração de territórios, tornando-se o Império Russo, que foi o terceiro maior império da história e se estendia da Polônia, na Europa, até o Alasca, na América do Norte.

A Rússia estabeleceu poder e influência em todo o mundo desde os tempos doImpério Russo até ser o maior e principal estado constituinte da União Soviética, o primeiro e maior Estado socialista constitucional e reconhecido como umasuperpotência, que desempenhou um papel decisivo na vitória aliada naSegunda Guerra Mundial. A Federação Russa foi criada na sequência da dissolução da União Soviética em 1991, mas é reconhecida como um Estado sucessor da URSS. A Rússia é a oitava ou nona maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior economia do mundo em paridade do poder de compra, com o oitavo maior orçamento militar nominal e o terceiro maior em PPC. É um dos cinco Estados reconhecidos com armas nucleares do mundo, além de possuir o maior arsenal de armas de destruição em massa do planeta . A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, membro do G8, G20,APEC, OCX, EurAsEC, além de ser um destacado membro da Comunidade dos Estados Independentes. O povo russo pode se orgulhar de uma longa tradição de excelência em todos os aspectos das artes e das ciências, bem como uma forte tradição em tecnologia, incluindo importantes realizações como o primeiro vôo espacial humano.

Segundo o jornal Pravda, Joseph Stalin e Leonid Brejnev foram os mais populares líderes de toda a história da Rússia, enquanto outros creêm que Pedro o Grande,Ivan o Terrível e Alexander Nevsky merecam esse título.

Um comentário: